NASA vai enviar seis helicópteros para Marte em missão Skyfall; vídeo

Chuvas de meteoros iluminam o céu nesta semana; saiba como observar

Duas chuvas de meteoros devem atingir o pico de atividade nesta semana e poderão ser observadas a olho nu em diversas regiões do Brasil, desde que o céu esteja limpo e livre da poluição luminosa. Os eventos astronômicos envolvem as chuvas Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul, que estarão mais intensas entre a noite de quarta-feira (30) e a madrugada de quinta-feira (31).

De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Alpha Capricornídeos poderá ser vista com a mesma intensidade nos dois hemisférios. Seu pico ocorre entre a meia-noite e o amanhecer, com uma taxa de aproximadamente cinco meteoros por hora, a uma velocidade média de 23 km/s. Embora o número seja considerado baixo, essa chuva costuma produzir meteoros muito brilhantes, semelhantes a bolas de fogo.

O evento teve início no último dia 3 de julho e deve seguir até 15 de agosto, com intensidade reduzida fora do pico.

Já a Delta Aquáridas do Sul, com origem no cometa 96P/Machholz, apresenta maior atividade. O auge acontece na mesma madrugada, com uma média entre 15 e 25 meteoros por hora e velocidade estimada em 41 km/s. A chuva começou no dia 12 de julho e segue até 23 de agosto.

Onde e como observar

Especialistas recomendam buscar locais afastados da iluminação urbana e com boa visibilidade do céu. Embora os meteoros possam surgir em qualquer direção, as melhores chances de observação estão voltadas para as constelações de Capricórnio (Alpha Capricornídeos) e Aquário (Delta Aquáridas do Sul).

“O ideal é deitar e observar o céu a partir da meia-noite. Os meteoros podem surgir em qualquer parte, mas focar nas regiões onde estão as constelações aumenta as chances de visualização”, explica o Observatório Nacional.

Entenda o fenômeno

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra cruza a órbita de cometas ou asteroides, fazendo com que fragmentos espaciais entrem na atmosfera. Ao interagirem com o ar, esses fragmentos se incendeiam, formando rastros luminosos no céu — popularmente conhecidos como estrelas cadentes. Quando muitos meteoros surgem em sequência, o fenômeno é classificado como uma chuva de meteoros, com origem aparente em um mesmo ponto do céu, o chamado radiante.

Missão Skyfall, desenvolvida pela NASA com a AeroVironment, lançará seis helicópteros em Marte para ampliar a exploração aérea. Cada drone pousará de forma independente e captará imagens de alta resolução. A missão é inspirada no sucesso do Ingenuity, que realizou 72 voos históricos

Notícias ao Minuto | 06:10 – 28/07/2025

Lula quer decisão conjunta do Brics sobre tarifas dos Estados Unidos

Lula quer decisão conjunta do Brics sobre tarifas dos Estados Unidos

Custo do crédito impede expansão do mercado imobiliário, aponta pesquisa do setor

Custo do crédito impede expansão do mercado imobiliário, aponta pesquisa do setor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *