Haddad diz que bolsonaristas agiram para EUA cancelar reunião com Brasil

Haddad diz que bolsonaristas agiram para EUA cancelar reunião com Brasil

Na tarde desta segunda-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o governo brasileiro tinha articulado uma reunião com Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Beesent, para uma discussão sobre o ‘tarifaço’ de do presidente Donald Trump. Porém, a conversa com os EUA, que estava marcada para a próxima quarta-feira, foi cancelada após articulação de bolsonaristas.

Haddad contou, em entrevista ao ‘Estúdio I’, que o governo Trump recebeu informações de bolsonaristas sobre declarações dele apontando que o motivo das tarifas seria político e não econômico e que iria se reunir com Beesent. Depois, a equipe do secretário norte-americano enviou um e-mail desmarcando o encontro para negociações com o Brasil.

“A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala e agiu junto a alguns assessores”, declarou.

O ministro da Fazenda enfatizou que a imposição das tarifas não tem argumento econômico e as sanções contra o Brasil faz parte de ações para atacar a soberania e enfraquecer o país.

Haddad também destacou que já vinha conversando com Scott Beesent desde maio, antes do tarifaço: “O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos já tinha achado a imposição de 10% de tarifa para o Brasil alta demais. Ele mesmo disse que os EUA precisava negociar com o Brasil”, contou.

O ministro do governo Lula contou que Beesent estavam abrindo caminhos para negociações, mas que a interferência de “pseudo-brasileiros” como parlamentares bolsonaristas fez Brasil perder a oportunidade de discutir as tarifas de Trump.

Haddad também criticou governadores de direita e extrema-direita que fazem declarações atacando Lula e afirmando que o presidente brasileiro precisa conversar com o norte-americano, mas nos bastidores impossibilitam negociações articulando com parlamentares dos EUA um ‘boicote’ ao Brasil.

Alckmin participaria nesta segunda-feira do lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em São Paulo, mas o evento foi adiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) devido à convocação da reunião no Palácio do Planalto por Lula

Estadao Conteudo | 07:20 – 11/08/2025

 

Kindle de tela colorida chega ao Brasil com preço de quase três Kindles

Kindle de tela colorida chega ao Brasil com preço de quase três Kindles

Uber lança verificação para usuário; veja como fazer

Elon Musk acusa Apple de favorecer ChatGPT e ameaça ação judicial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *