brasilia 60 anos itamaraty 0420202328 2

Governo do Brasil ‘deplora’ decisão de Israel de suspender entrada de ajuda humanitária em Gaza


O Ministério das Relações Exteriores, em nota divulgada nesta segunda-feira (3), lamentou a suspensão da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza por Israel. “O governo brasileiro deplora a decisão israelense de suspender a entrada de ajuda humanitária em Gaza, que exacerba a precária situação humanitária e fragiliza o cessar-fogo em vigor”, diz o texto do Itamaraty.

Israel interrompeu a entrada de todos os bens e suprimentos na Faixa de Gaza no domingo (2) e advertiu sobre “consequências adicionais” caso o Hamas não aceite uma nova proposta para estender o cessar-fogo.

O Itamaraty diz que o Brasil pede a “imediata reversão da medida”, recordando que “Israel tem obrigação – conforme reconhecido pela Corte Internacional de Justiça em suas medidas provisórias de 2024 – de garantir a prestação de serviços básicos essenciais e assistência humanitária à população de Gaza, sem impedimentos”. A nota afirma ainda que a obstrução deliberada e o uso político da ajuda humanitária constituem grave violação do direito internacional humanitário.

O governo brasileiro defende que as partes promovam o estrito cumprimento dos termos do acordo de cessar-fogo e o engajamento nas negociações “a fim de garantir cessação permanente das hostilidades, retirada das forças israelenses de Gaza, libertação de todos os reféns e estabelecimento de mecanismos robustos para ingresso de assistência humanitária desimpedida, previsível e na necessária escala.”

Estadão conteúdo

Notebook Dell Inspiron I15-I120K-A35P 15.6″ Full HD 12ª Geração Intel Core i5 16GB 1TB SSSD Windows 11 Preto

img20250220093558202med

Líder do PT quer preparar ‘dossiê’ contra Michelle Bolsonaro para defender Janja de acusações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *