Empreendedorismo feminino cresce no Ceará

Dia do artesão: Brasil festeja a data com vários eventos e exposições

Várias cidades pelo país celebram hoje o Dia do Artesão. A data foi instituída pela ONU em homenagem a São José, carpinteiro de profissão segundo a liturgia cristã, e também padroeiro dos artesãos.

Teresina, no Piauí, ganha hoje a Casa do Artesão Design Mestre Albertino, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O espaço possui três áreas destinadas à comercialização, eventos e exposições, além de espaço para reuniões e capacitação dos artesãos que tem como meta beneficiar diretamente cerca de 100 profissionais da área até o próximo mês de julho.

Já em Maceió, Alagoas, começa nesta quarta-feira (19) e segue até o dia 26 de março, o Festival Alagoas Feita à Mão, que celebra os 10 anos do programa do governo estadual. O evento, sediado no Maceió Shopping, dará visibilidade a pelo menos 500 artesãos alagoanos, com a comercialização das peças, rodas de conversas, apresentações culturais, atividades culturais e exibição de curtas. 

Também em alusão a data celebrada hoje, a galeria J. Inácio, em Aracaju, Sergipe, recebe até o dia 2 de abril o trabalho de 10 grandes mestres do artesanato local na exposição ‘Raízes e Ramificações: O Artesanato Sergipano em Exposição’.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, acontece até a próxima terça-feira (25), a 17ª Semana do Artesão. As ações serão realizadas em diversos espaços da capital, como Armazém Cultural, que recebe o trabalho de 150 artesãos na Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, na Morada dos Baís, na Assembleia Legislativa e em diversas escolas públicas, que irão receber oficinas de Cerâmica Terena e Viola de Cocho, ministradas por mestres artesãos reconhecidos.

Na capital carioca, a Praça Edson Cortes, na Glória, será a vitrine para artesãos das 12 regiões turísticas do estado na 1ª Expo Artesão. Além da comercialização de produtos, shows e gastronomia, dezenas de stands vão oferecer capacitação, networking e incentivo à economia criativa.

Uma curiosidade: mesmo sendo uma tradição secular, a profissão do artesão só foi reconhecida no Brasil legalmente apenas em 2015, quando um projeto de lei sancionado pela Presidente Dilma instituiu a carteira profissional para a categoria e autorizou o poder Executivo a criar instituições para o desenvolvimento de programas de formação do artesão. De acordo com o IBGE, o artesanato contribui para a economia de 67% dos municípios brasileiros e movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano. O país tem hoje cerca de 8,5 milhões de artesãos.


Receita paga lote residual de restituição do Imposto de Renda

Receita Federal recebeu 1,5 milhão de declarações do IR em dois dias

Votorantim Cimentos inicia 2025 com caixa cheio e dívida controlada: “Pronta para oportunidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *