Serasa identifica 57 milhões de pessoas que têm dívidas e não sabem

Serasa identifica 57 milhões de pessoas que têm dívidas e não sabem

Uma pesquisa da Serasa, que oferece serviços financeiros para pessoas físicas e empresas, identificou 57 milhões de consumidores endividados no país, mas que não sabem que estão no vermelho, porque não monitoram o CPF ou o CNPJ com regularidade. Deste total, 19 milhões tiveram o nome negativado e já foram incluídos no cadastro de inadimplentes, sendo impedidos de acessar créditos ou contratar serviços.

Apenas no Rio de Janeiro, 5 milhões de consumidores não sabem que estão endividados, sendo que mais de 2 milhões já estão negativados. De acordo com a pesquisa, os endividados também desconhecem as oportunidades de negociação com descontos oferecidas pelos credores.

O especialista em educação financeira da Serasa, Lucas Tosatti, lembra que até a próxima segunda-feira (31), estes inadimplentes podem acessar as ofertas de vários setores, como bancos, operadoras de cartão de crédito, universidades e securitizadoras, que compram dívidas de outras empresas e as transformam em títulos negociáveis. Para ele, o desconhecimento sobre dívidas pode ter diferentes causas.

“Como falta de monitoramento do CPF ou do CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira. Muitos consumidores e até empreendedores, eles acabam descobrindo essa pendência, inclusive, só quando vão tentar contratar algum tipo de crédito, seja financiamento, crediário, cartão ou até algum empréstimo pessoal”.

Lucas Tosatti enfatizou que no Mutirão Nacional Limpa Nome, o consumidor se beneficia de descontos de até 99%. As negociações podem ser feitas pelo site e também no aplicativo da Serasa. Já o atendimento presencial acontece nas agências dos Correios em todo o país. Lembrando que o Mutirão vai até a próxima segunda-feira, 31 de março.


Orçamento: atual modelo de emendas precisa ser repensado, diz ministra

Orçamento: atual modelo de emendas precisa ser repensado, diz ministra

Banco Central sinaliza previsão de novo aumento da taxa Selic

Banco Central sinaliza previsão de novo aumento da taxa Selic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *