A Amazon iniciou testes com um novo recurso que utiliza inteligência artificial (IA) para gerar resumos em áudio de produtos em sua plataforma de e-commerce. A novidade faz parte da estratégia da gigante norte-americana de ampliar a presença de soluções baseadas na tecnologia em sua operação. De início, ela está disponível para um grupo restrito de usuários nos Estados Unidos.
De forma prática, a funcionalidade analisa dados como descrições de produtos, avaliações de clientes e informações complementares da internet. A partir disso, a IA sintetiza os dados em um formato sonoro acessível por meio do botão “Ouvir os destaques”, adicionado ao aplicativo.
Foco em IA
O movimento acompanha uma tendência mais ampla do setor de tecnologia. Em abril, a OpenAI anunciou melhorias nas ferramentas de busca do ChatGPT, incluindo funcionalidades voltadas para facilitar a experiência de compra online. Agora, a plataforma fornece sugestões personalizadas, imagens, avaliações e links diretos para aquisição de produtos.