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A mão por trás do prompt: o fator humano na criação de conteúdo para e-commerce

Notebook ligado, documento aberto e um cursor piscando por minutos, esperando as primeiras palavras serem digitadas, mas… nada. Parece que o primeiro parágrafo do artigo sobre prompts de conteúdo para e-commerce nunca sai dos meus pensamentos para a tela do computador. Não tem jeito, o Chat vai ter que me ajudar. No início, as respostas da IA generativa eram mais um emaranhado de várias informações soltas, que ela mesma trazia a partir de pesquisas feitas na web.

Aprenda a criar prompts mais assertivos para IA e transformar o seu conteúdo para e-commerce com um toque humano essencial.

Aos poucos, o machine learning embutido na plataforma “clonou” o meu jeito de escrever, a forma de dividir o texto e até mesmo o tom de voz que utilizo. Mas tudo isso leva tempo e depende de muito treino para chegar a esse nível de refinamento. Às vezes uma ajuda com o texto de abertura de uma newsletter, às vezes um norte para uma campanha de marketing. Mesmo assim, nada, absolutamente nada sai do cursor piscando se a mão humana não estiver por trás do prompt.

A partir de agora, a inteligência artificial vai assumir. Mas eu ainda estarei aqui, guiando-a para que você entenda como dar um comando mais direcionado à IA e fazer com que o seu conteúdo para e-commerce não só seja entregue, mas que tenha um feeling de “carne e osso” em cada detalhe.

Montando prompts mais assertivos e personalizados

Para obter respostas mais precisas e alinhadas às suas necessidades em qualquer ferramenta de IA generativa, é fundamental elaborar um comando de texto detalhado e bem estruturado. Quanto mais contexto e informações relevantes você fornecer, melhor será o resultado gerado pela inteligência artificial.

Embora a IA consiga responder a comandos simples, um prompt bem elaborado pode refinar significativamente a qualidade do conteúdo. Isso evita respostas genéricas e garante um texto mais adaptado ao seu objetivo e à identidade da sua marca, sem correr o risco de apenas reproduzir algo já escrito por outra pessoa.

Como estruturar um prompt eficaz

1. Defina a persona

Comece especificando quem vai estar representado na resposta. Você pode pedir para a IA escrever um artigo como uma especialista em produção de conteúdo e branding (como foi o meu caso aqui), ou pode solicitar que ela crie uma chamada de anúncio como se fosse um assistente virtual do e-commerce.

2. Descreva a tarefa

Explique com clareza o que deseja que a IA produza. Quanto mais detalhes você incluir, mais preciso será o resultado. Não economize comandos e direcionamentos.

3. Forneça contexto

Adicione informações como público-alvo, tom de linguagem e possíveis restrições ou palavras “proibidas” pelo manual da marca. Se necessário, você pode compartilhar referências, fornecendo trechos de textos e dados que você considera essenciais para o conteúdo (essa é uma das alternativas para deixar o texto ainda mais autoral).

4. Especifique o formato

Indique se deseja um artigo, um roteiro para vídeo, uma legenda para redes sociais, um e-mail marketing, um copy para anúncio patrocinado, entre outros formatos. Isso ajuda a IA a estruturar melhor a resposta.

Não há uma ordem fixa para esses elementos. O ideal é adaptar o prompt de acordo com as suas entregas como produtor de conteúdo, e ajustar os comandos conforme você experimenta diferentes abordagens.

Contexto e refinamento são tudo

A inteligência artificial funciona muito melhor quando recebe o máximo de informações relevantes. Por isso, não se preocupe em economizar caracteres. A IA não tem limite de texto para um comando, então você pode incluir tudo o que for necessário para obter uma resposta completa e bem direcionada.

Mas, mesmo com um prompt bem estruturado, às vezes será preciso fazer ajustes na resposta inicial. Em vez de começar do zero, experimente interagir com a IA e solicitar algumas melhorias, como:

– “Reescreva esse texto com um tom mais formal”;

– “Adapte essa resposta para um público jovem”;

– “Melhore essa descrição de produto, com o objetivo de aumentar a venda”;

– “Inclua a identidade e o tom de voz da minha marca no texto”;

– “Acrescente dados de mercado e exemplos para deixar o conteúdo mais rico”.

Esse processo ajuda a moldar o resultado até atingir exatamente o que você precisa. (Comentário da escritora: Tenha paciência com a IA. Às vezes, ela não vai executar o que você quer, independentemente da quantidade de comandos que você der. Nesse caso, cabe a você ajustar os pontos que só a mente humana vai ser capaz de personalizar).

O fator humano faz toda a diferença

Por mais avançada que seja a inteligência artificial, ela não anula a criatividade, o olhar crítico e a sensibilidade humana. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas são as decisões e os ajustes feitos por quem está por trás do prompt que realmente fazem a diferença. Portanto, lembre-se sempre: a verdadeira mágica está em utilizar a IA como um complemento da sua expertise, e não como um substituto dela.

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