Um novo caso suspeito de gripe aviária em granja comercial está sob investigação no município de Anta Gorda, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Agricultura.
Trata-se do mesmo município onde foi detectado o primeiro caso da doença de Newcastle em uma granja comercial, no ano passado. O primeiro foco de influenza em um plantel comercial no Brasil também foi identificado no estado gaúcho.
Agora, são dois casos de influenza aviária investigados em granjas comerciais no Brasil. A outra suspeita está no município de Aguiarnópolis, no Tocantins. Considerando também as suspeitas em aves silvestres e de subsistência, são 11 casos no total.
Nesta segunda-feira, o Ministério da Agricultura descartou o foco na granja comercial em Ipumirim, no oeste catarinense.
O Brasil atravessa um período crítico para definição dos impactos comerciais da gripe aviária. Se o País completar 28 dias sem registrar nenhum novo caso da doença em granja comercial, poderá se auto-declarar livre da influenza aviária de alta patogenicidade.
Enquanto isso, pretende continuar negociando flexibilizações dos embargos impostos à carne de frango brasileira. Mais de 20 países bloquearam as importações de todo o Brasil desde a identificação do primeiro foco, em 15 de maio.