Brasileira ganha prêmio equivalente ao Nobel da Agricultura

Brasileira ganha prêmio equivalente ao Nobel da Agricultura

A cientista brasileira Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja, teve seu trabalho, sobre desenvolvimento de insumos biológicos e a busca por altos rendimentos no campo, reconhecido internacionalmente nesta semana. A Fundação norte-americana World Food Prize – que premia anualmente quem contribui para o aprimoramento da qualidade e da disponibilidade de alimentos no mundo – reconheceu a trajetória de mais de 40 anos da cientista dedicados ao desenvolvimento de tecnologias em microbiologia do solo, que aumentou o rendimento com menores custos e menos impactos ambientais.

Somente em 2024, a tecnologia de inoculação na soja com bactérias fixadoras de nitrogênio economizou US$ 25 bilhões, ao dispensar o uso de adubos especiais; e evitou a emissão, na atmosfera, de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalentes, ano passado.

Hoje a técnica de inoculação é usada em 85% da área cultivada de soja no país.

Esse é só um exemplo, porque Mariangela Hungria também coordena pesquisas sobre outras culturas, como feijão, trigo. Em relação ao milho, por exemplo, a equipe da pesquisadora foi responsável, em 2021, pela redução de 25% na fertilização nitrogenada, diminuindo custos e impactos ambientais.

O presidente do Comitê de Seleção dos indicados ao prêmio justificou a escolha da brasileira como resultado das pesquisas em “fixação biológica que transformaram a sustentabilidade da agricultura na América do Sul”.

Três brasileiros já receberam o Prêmio Mundial de Alimentação: os agrônomos Edson Lobato e Alysson Paulinelli dividiram o prêmio com um colega norte-americano, em 2006. Em 2011, o presidente Lula dividiu o prêmio com o John Kufuor, de Gana, pela atuação no combate à fome, enquanto chefes de governo.

Mariangela Hungria disse que ainda não conseguiu acreditar no reconhecimento mundial do trabalho, pautado na produção de alimentos de forma sustentável e na agricultura regenerativa.

A solenidade em homenagem à cientista brasileira será em 23 de outubro, nos Estados Unidos.


Colheita de algodão da SLC

SLC pode reduzir dívida sem mexer nos dividendos, garante CFO

Beneficiários relatam dificuldades em acessar aplicativo Meu INSS

Cerca de 9,5 milhões foram notificados no Meu INSS; saiba como acessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *