Lucro do Alibaba avança com IA e retomada do consumo na China

As ações do Alibaba (NYSE:BABA) disparavam mais de 9% na quinta-feira (20), após a divulgação dos resultados do trimestre de dezembro, superando as expectativas do mercado.

O Alibaba também é negociado na B3 através da BDR (BOV:BABA34), que subiam 8,7%, na última verificação.

O balanço mais recente indica que o gigante chinês de e-commerce e serviços em nuvem registrou crescimento acelerado nos lucros, impulsionado principalmente pelo aumento das receitas em sua unidade de computação em nuvem e pela recuperação gradual do varejo na segunda maior economia do mundo.

De acordo com o relatório financeiro, o lucro líquido do Alibaba chegou a 48,945 bilhões de yuans (cerca de US$ 6,72 bilhões), um número bastante acima das previsões, que apontavam 40,6 bilhões de yuans.

Este dado deu um salto também em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o ganho líquido foi de 14,433 bilhões de yuans. No total, a receita trimestral alcançou 280,154 bilhões de yuans, superando por pouco as projeções do mercado.

O destaque do período ficou por conta do Cloud Intelligence Group, que registrou um crescimento anual de 13% na receita, chegando a 31,742 bilhões de yuans.

A empresa também ressaltou que os produtos relacionados à Inteligência Artificial dentro dessa divisão mantiveram um desempenho de três dígitos pelo sexto trimestre consecutivo.

A parceria anunciada recentemente entre Alibaba e Apple (NASDAQ:AAPL) (BOV:AAPL34), focada em implementar recursos de IA para iPhones vendidos na China, ganhou atenção especial dos investidores. A iniciativa coloca a empresa em uma posição privilegiada na corrida global pela inovação em inteligência artificial.

Outro sinal de retomada dos bons ventos para a companhia foi a presença de Jack Ma, fundador do Alibaba, em uma reunião a portas fechadas liderada pelo presidente Xi Jinping. O encontro aparentou a reaproximação entre o governo chinês e o setor privado.

No varejo online, as principais plataformas Taobao e Tmall conseguiram crescer 5% em receita, totalizando 136,091 bilhões de yuans. Já a área de comércio eletrônico internacional (que inclui AliExpress e outras marcas como Lazada) apresentou crescimento de 32% no período, atingindo 37,756 bilhões de yuans.

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