MEI: novas regras para emissão de notas fiscais entram em vigor

MEI: novas regras para emissão de notas fiscais entram em vigor

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) precisa se atentar às novas regras para emissão de notas fiscais que passam a valer a partir desta terça-feira (1).

Uma das mudanças é o novo Código de Regime Tributário Específico, que será obrigatório na Nota Fiscal Eletrônica e na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, como explica Rosimeyre Prado, analista em Gerenciamento de Projetos do Sebrae-DF .

“A principal mudança está relacionada ao código de regime tributário. Foi criado um código exclusivamente para os MEIs, que é o CRT 4. Então hoje, ao emitir a nota, o MEI tem obrigação de informar o CRT”, esclarece.

Antes da mudança, os MEIs usavam o CRT 1, o mesmo das microempresas, que também estão sob regime tributário do Simples Nacional. Agora, com o CRT 4, fica mais fácil para a Receita Federal acompanhar as transações comerciais realizadas por MEIs.

Outra mudança está relacionada aos Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOPs), que agora precisam constar nas notas fiscais. Eles servem para identificar o tipo de transação comercial, por exemplo, venda, devolução de venda, remessa para venda etc.

Segundo Rosimeyre, com as novas regras, em termos de imposto, nada muda. “Com essas mudanças, o MEI continua pagando o mesmo valor mensal que já pagava anteriormente”, informou. Mas a analista alerta sobre as consequências do descumprimento das novas regras.

“Caso o MEI descumpra a regra e não preencha o CRT corretamente, a nota dele pode ser invalidada ou ele pode sofrer uma consequência ainda maior, que é o risco de desenquadramento da categoria de MEI”, afirma.

De acordo com a analista, as mudanças valem para os MEIs que compram e vendem produtos. Os microempreendedores individuais que prestam serviços e emitem nota fiscal de serviços eletrônica não precisam se preocupar com as mudanças.


Bom Futuro, de Eraí Maggi, adquire fazendas da Proterra

Bom Futuro, de Eraí Maggi, adquire fazendas da Proterra

Brasil faz primeira importação de gás natural da Argentina via Bolívia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *