“Nervosismo” se espalha pelo mercado de café enquanto os preços atingem novos recordes

Os futuros do café arábica atingiram máximas recordes na sexta-feira, alimentados pela atual crise global de oferta. O contrato mais ativo subiu quase 2% no pregão do fim da manhã, atingindo os maiores níveis de preço já registrados desde 1972. O movimento parabólico de vários anos nos preços do café apenas sugere preços mais altos no Starbucks e/ou no mercado de supermercados nos próximos meses se os hedges não compensarem a inflação do feijão. 

O grande aumento nos preços fez com que os traders reduzissem sua exposição ao mercado futuro devido aos custos elevados, tornando o mercado mais propenso à volatilidade.

Dados da Bloomberg mostram que o total de contratos em aberto — ou o número de contratos em aberto — caiu nos últimos cinco anos, enquanto os preços subiram. 

Dayanne Sousa e Mumbi Gitau, da Bloomberg, forneceram aos leitores preocupações sobre o fornecimento de feijão vindas do maior produtor, o Brasil: 

Após embarques recordes em 2024, o Brasil deve ver uma desaceleração à frente “principalmente devido à próxima safra de arábica provavelmente ser menor”, escreveram analistas do banco Itaú BBA em um relatório.

Essa é uma preocupação em um período em que os estoques globais permanecem apertados. O fato de que as exportações anteriormente fortes do Brasil não foram suficientes para repor os estoques mundiais “mostra que a demanda ainda não permitiu que houvesse um excesso de café no mercado”, disse o corretor Thiago Cazarini, presidente da Cazarini Trading Co.

Outro lembrete da escassez de suprimentos globais foi o declínio desta semana nos estoques de feijão mantidos em armazéns monitorados pela bolsa. Isso pode indicar “demanda spot robusta na Europa”, disse Tomas Araujo, um associado de negociação da StoneX.

Em uma nota separada, Ilena Peng e Mumbi Gitau, da Bloomberg, disseram:

Os preços foram impulsionados por preocupações sobre a produção no maior produtor, o Brasil, onde uma seca reduziu a produção potencial para a próxima temporada. O declínio nos estoques certificados de arábica mantidos em armazéns monitorados pela bolsa esta semana é outro lembrete das preocupações contínuas com o fornecimento. O aumento está causando nervosismo entre os compradores de café já enfrentando estoques globais apertados e restrições na cadeia de suprimentos, disse Tomas Araujo, um associado comercial da StoneX

O aumento do preço dos grãos não deve apenas deixar os compradores comerciais de café nervosos, mas também os consumidores inquietos, já que não há indicações de que a inflação global de alimentos diminuirá no primeiro trimestre de 2025. 

por Tyler Durden – Zero Hedge

Taxas de juros altas são saudáveis, taxas baixas são venenosas: uma análise dos Estados Unidos

Trump Confirma Negociações da Microsoft com ByteDance Sobre Compra do TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *