O Que os Dados Econômicos de Janeiro Revelam Sobre a Economia dos EUA?

Com expectativas mistas (Serviços em queda, Manufatura em alta) em meio a uma recuperação de “dados concretos”, os PMIs preliminares de janeiro se moveram conforme o esperado, mas com magnitude consideravelmente maior.

  • O PMI de manufatura global dos EUA do S&P saltou acima de 50 (50,1) de 49,4 (melhor do que os 49,8 esperados).
  • O PMI de serviços dos EUA do S&P Global caiu de 56,8 para 52,8 (bem abaixo dos 56,5 esperados).

Fonte: Bloomberg

retorno ao crescimento do setor manufatureiro pela primeira vez em seis meses foi acompanhado por um crescimento sustentado, porém mais lento, do setor de serviços.

Enquanto isso, as expectativas das empresas quanto à produção no próximo ano continuaram em um nível não superado desde maio de 2022, impulsionadas pelo otimismo sobre as políticas do novo governo , encorajando as empresas a contratar funcionários na taxa mais alta em dois anos e meio.

No entanto, as pressões inflacionárias se intensificaram e atingiram a maior alta em quatro meses, com os custos de insumos e os preços de venda subindo a taxas maiores tanto na indústria quanto nos serviços.

Comentando sobre os dados preliminares do PMI, Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, disse:

“As empresas dos EUA estão começando 2025 com um clima otimista, na esperança de que a nova administração ajude a impulsionar um crescimento econômico mais forte. O otimismo crescente é mais notável no setor de manufatura, onde as expectativas de crescimento no próximo ano aumentaram ainda mais, à medida que as fábricas aguardam o apoio das novas políticas da administração Trump, embora os provedores de serviços também estejam entrando em 2025 com bom humor.

“Embora o crescimento da produção tenha desacelerado ligeiramente em janeiro, a confiança sustentada sugere que essa desaceleração pode ter vida curta . Especialmente encorajadora é a retomada nas contratações que foi alimentada pela melhora nas perspectivas de negócios, com empregos sendo criados a uma taxa não vista há dois anos e meio.

“No entanto, as crescentes pressões de preços são uma preocupação, com empresas relatando aumentos de preços impulsionados por fornecedores, bem como crescimento salarial em meio à baixa disponibilidade de pessoal. A inflação mais alta de custos de insumos e preços de venda foi generalizada em bens e serviços e, se sustentada, pode aumentar as preocupações de que uma combinação de crescimento econômico robusto, um mercado de trabalho forte e inflação mais alta pode encorajar uma abordagem política mais agressiva do Fed.”

Então o crescimento geral caiu, mas os preços subiram… parece estagflação se instalando.

por Tyler Durden – ZeroHedge

Abacate lidera alta de preços em 2024; carne está entre os itens mais impactados

Taxas de juros altas são saudáveis, taxas baixas são venenosas: uma análise dos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *