Classificado: tipos de aplicativos móveis, por receita em 2023
Muito da esfera digital é tecnicamente livre se alguém tiver uma conexão com a Internet. Afinal, muitos aplicativos úteis – como e-mail, mensagens e mídia social – podem ser acessados gratuitamente. No entanto, muitas pessoas optam por pagar por aplicativos, seja para se livrar de anúncios, acessar conteúdo bloqueado por paywalls ou escolher uma forma mais exclusiva de serviço.
Este artigo explora quais são esses aplicativos e o quanto de dinheiro está envolvido, com base em dados do relatório SensorTower “Estado do Mobile 2024”. Importante ressaltar que os gastos com jogos para celular não estão incluídos.
Entretenimento, namoro e outros grandes vencedores
A principal categoria de aplicativos pelos quais as pessoas pagam é o entretenimento digital, gerando mais de US$ 8 bilhões em receita para provedores como Netflix, Disney+ e HBO. O acesso à mídia é um grande tema na economia dos aplicativos, abrangendo esportes ao vivo, música, quadrinhos e livros.
Abaixo, uma classificação das categorias de aplicativos com base nos gastos do consumidor em 2023:
- Entretenimento digital: $8,2 Bilhões (Exemplo: Disney+)
- Dating: $5,7 Bilhões (Exemplo: Tinder)
- Vídeos curtos: $4,3 Bilhões (Exemplo: TikTok)
- Compartilhamento de vídeo: $2,4 Bilhões (Exemplo: YouTube)
- Comics: $2,3 Bilhões (Exemplo: Piccoma)
- Música/Podcasts: $2,1 Bilhões (Exemplo: Spotify)
- Gerenciamento de arquivos: $2,0 Bilhões (Exemplo: Google One)
- Esportes ao vivo: $1,2 Bilhões (Exemplo: ESPN)
- Transmissão ao vivo: $1,2 Bilhões (Exemplo: BIGO AO VIVO)
- Comunicação: $1,1 Bilhões (Exemplo: LINE)
- Edição de fotos: $1,0 Bilhões (Exemplo: Picsart)
- Aprendizagem de línguas: $0,9 Bilhões (Exemplo: Duolingo)
- Software de negócios: $0,9 Bilhões (Exemplo: Adobe Reader)
- Ficção: $0,9 Bilhões (Exemplo: GoodNovel)
- Aptidão: $0,8 Bilhões (Exemplo: Peloton)
Os aplicativos de namoro também são um grande player, gerando cerca de US$ 6 bilhões em receita em 2024. O Tinder foi o primeiro aplicativo não relacionado a jogos a alcançar US$ 1 bilhão em gastos de usuários em 2020 e continua sendo o único aplicativo de namoro a atingir essa marca.
O modelo de paywall em aplicativos de namoro geralmente restringe o acesso a novos perfis, oferecendo um número específico de “curtidas” ou “correspondências” por uma taxa. A Organização Mundial da Saúde alerta que a solidão pode se tornar uma preocupação global para a saúde pública, o que pode impulsionar ainda mais os ganhos de receita desses aplicativos.
Fonte: Visual Capitalist