Previsão do Boletim Focus reduz inflação e PIB mais uma vez

Previsão do Boletim Focus reduz inflação e PIB mais uma vez

A inflação deve esfriar até o fim deste ano, na opinião dos analistas do mercado financeiro. A projeção caiu novamente no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Banco Central.

A previsão para o IPCA, índice oficial de inflação, recuou de 5,66% para 5,65%.

Segundo o professor de Economia da UnB Cesar Bergo, depois da alta forte registrada em fevereiro — especialmente por causa da energia, influenciada por Itaipu —, os preços devem diminuir.

“Em fevereiro tivemos aumento do ICMS e agora não teremos mais. Então essa expectativa, na verdade, uma inflação menor, decorre desses fatos, sobretudo relacionado aos alimentos e ao transporte, que apresentam uma perspectiva de queda no preço. E também os preços administrados, porque subiram em janeiro o preço de água, de esgoto, transporte urbano, então isso também ajuda até essa expectativa menor de inflação.”

A expectativa do mercado para o crescimento econômico também sofreu uma leve queda, de 1,99 para 1,98%. No entanto, o professor Cesar Bergo acredita que a agropecuária pode gerar um resultado melhor.

“Dependendo da atividade econômica ligada ao agronegócio, você vai ter um PIB mais forte este ano, não igual a 2024, lógico, mas provavelmente maior do que esses 2% que estão prevendo.”

O Focus prevê que o valor do dólar deve fechar o ano em R$ 5,95, menor do que as previsões anteriores.

E a taxa Selic, referência para os juros no país, deve terminar 2025 no patamar de 15% ao ano.

Governo muda regras do Bolsa Família

Governo muda regras do Bolsa Família

Novo consignado para CLTs tem 15 milhões de simulações no primeiro dia

Consignado para setor privado já teve mais de 40 milhões de simulações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *