Quais são os documentos necessários para fazer a declaração do IRPF?

Quais são os documentos necessários para fazer a declaração do IRPF?

A possibilidade de realizar a declaração do Imposto de Renda na modalidade pré-preenchida, disponível a todos os contribuintes desde 2022, facilitou, e muito, a tarefa de prestar contas ao Fisco. Porém, engana-se quem pensa que não é mais necessário ter em mãos alguns documentos na hora de declarar.

Para começar, é preciso reunir documentos básicos como CPF do titular e dos dependentes, comprovante de endereço, de atividade profissional e dados bancários. A depender dos ganhos, bens e despesas dedutíveis, o restante da lista pode variar. Quem explica é Gilder Daniel Torres, professor de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera:

“Na parte de rendimento, incluem-se salários ou aposentadoria, aluguéis, aplicações financeiras, rendimentos de empresas das quais você é sócio ou outros rendimentos, como pensão ou trabalho autônomo. Em relação aos bens, são necessários documentos como escrituras de imóveis, documentos de veículos, saldos bancários e cotas de empresas, caso você seja sócio. Para reduzir o imposto na área de saúde, são exigidos comprovantes de despesas médicas, odontológicas, psicológicas, fisioterápicas e planos de saúde. Na área de educação, comprovantes de pagamento de mensalidades escolares. Além disso, são necessários documentos relacionados a pensão alimentícia, caso você pague, e previdência privada”. 

Um dos documentos mais importantes é o informe de rendimentos, que comprova alguns dos seus ganhos de 2024. Alessandro Pereira Alves, professor de ciências contábeis e finanças da UFRRJ, cita algumas formas de obtê-lo:

  • “Se for funcionário de empresa privada sob o regime CLT, a própria empresa envia o informe de rendimentos, geralmente por e-mail ou, em alguns casos, de forma física”.
  •  “Se você for aposentado ou pensionista, o informe de rendimentos pode ser acessado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do Meu INSS”.
  • “Já para servidores públicos, o acesso pode ser feito pelo sistema SouGov, no item ‘Rendimentos e RPF”.
  • “Se for MEI (Microempreendedor Individual), o informe pode ser obtido pelo portal Gov.br ou pelo e-CAC. Quem fez a declaração simplificada (DAS) pode utilizar o próprio recibo para declarar”.
  • “No caso dos autônomos, aqueles que já utilizaram o livro-caixa ou o Carnê-Leão Web mensalmente conseguem puxar esse informe diretamente pelo sistema da Receita Federal” .” 

As empresas foram obrigadas a enviar o comprovante de rendimentos até o dia 28 de fevereiro deste ano. Mas o que fazer se esses comprovantes não forem recebidos pelo trabalhador? Alessandro explica que é preciso procurar a empresa ou utilizar os dados da declaração pré-preenchida, que está disponível em 1º de abril de 2025:

“Você consegue também pedir à própria empresa para te reenviar, ou então é possível conseguir lá no Gov.br realizando a declaração pré-preenchida.”

O prazo para a declaração vai até 30 de maio. Até lá, o Tira-Dúvidas do IR 2025 continuará trazendo muitas dicas. Fique ligado!

O conteúdo tem locução de Edgard Matsuki, edição de Jorge Vaconcellos e produção de Marizete Cardoso.


Receita Federal abre consulta de lote residual do Imposto de Renda

Receita abre consulta ao lote residual de restituição do IRPF

Governo muda regras do Bolsa Família

Governo muda regras do Bolsa Família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *