Gilson Bittencourt

Sob pressão, BB troca VP de agro; Gilson Bittencourt assume

Pressionado pela escalada da inadimplência em sua gigantesca carteira de crédito rural, o Banco do Brasil acaba de trocar o vice-presidente de agronegócios e agricultura familiar.

O BB trouxe para o cargo um nome de estrita confiança do governo: Gilson Bittencourt, que deixará a posição de subsecretário de Política Agrícola do Ministério da Fazenda para assumir o desafio no maior financiador da agricultura nacional.

O novo vice-presidente do Banco do Brasil vai substituir Luiz Gustavo Braz Lage — conhecido internamente como Liguta, o executivo ocupava o posto há dois anos.

Cérebro do Plano Safra, Bittencourt navega com desenvoltura pelos meandros do crédito rural e de sua regulação. Não à toa, ele liderou as diversas mudanças que o governo fez nas regras nas emissões de CRAs e LCAs.

No BB, Bittencourt terá o desafio de estancar um problema que vem mexendo fortemente com as ações do banco.

Nos últimos três meses, os papéis do Banco do Brasil caíram quase 30% na bolsa, um efeito relacionado às provisões feitas para lidar com a maior inadimplência rural. O agronegócio representa um terço da carteira do banco.

Em 31 de março, a inadimplência na carteira de crédito ao agronegócio do Banco do Brasil estava em 3%, um salto de 2,5 vezes na comparação com o mesmo período do ano passado.

Historicamente, o modelo de crédito agrícola do BB é um sucesso, com baixa inadimplência, mas o aumento dos pedidos de recuperação judicial entre produtores criou um desafio inédito para o banco.

Recentemente, a Legacy revelou uma posição vendida em ações do banco estatal em razão dos problemas no crédito agrícola. Na leitura da gestora, o penhor de safra normalmente utilizado pelo banco fragilizou o Banco do Brasil nos processos de recuperação de crédito em comparação a outros players.

Suno Fiagro

XP prepara retomada de ofertas de Fiagros para setembro

João Pedro Cury, CEO do grupo Santa Clara

Com BNDES, Santa Clara avança em nova geração de biológicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *