O presidente Donald Trump concordou em suspender a implementação de tarifas sobre importações do Canadá por pelo menos 30 dias, disse o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau na segunda-feira (3).
Trump logo em seguida fez uma postagem em sua rede social, a Truth Social. “O Canadá concordou em garantir que tenhamos uma fronteira norte segura e em finalmente acabar com a praga mortal de drogas como o fentanil, que têm inundado nosso país, matando centenas de milhares de americanos, enquanto destrói suas famílias e comunidades em todo o nosso país.”
“Estou muito satisfeito com esse resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão suspensas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado. JUSTIÇA PARA TODOS!”, escreveu o presidente dos EUA.
A suspensão foi anunciada horas depois que Trump e a presidente mexicana anunciaram que os EUA suspenderiam por um mês as tarifas planejadas sobre importações do México.
Trump disse no sábado (1º) que imporia tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, e tarifas de 10% sobre produtos importados da China.
Em um post no X, Trudeau, disse que teve “uma boa conversa”, indicando que a suspensão das tarifas foi em resposta ao fato de o Canadá ter feito novos compromissos “para nomear um czar do fentanil”, entre outras medidas para combater o tráfico do opioide.
I just had a good call with President Trump. Canada is implementing our $1.3 billion border plan — reinforcing the border with new choppers, technology and personnel, enhanced coordination with our American partners, and increased resources to stop the flow of fentanyl. Nearly…
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 3, 2025
A suspensão de Trump das tarifas sobre as importações mexicanas ocorreu após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmar que enviaria 10 mil soldados para a fronteira dos EUA para prevenir o tráfico de drogas.