Se o pagamento foi bloqueado, se a validade do depósito já tiver expirado ou se o benefício constar como suspenso ou cessado, você deve acessar pelo Meu INSS o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. Caso necessite de mais esclarecimento, basta entrar em contato com o INSS através do telefone 135.
BPC
No caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada), a suspensão pode acontecer por falta de atualização de dados no CadÚnico. Cadastro Único é condição primordial para que o benefício possa ser dado.
Governo federal está fazendo um mutirão para atualização de dados dos beneficiários, para tentar acabar com pagamentos fraudulentos. Quem está com informações desatualizadas há quatro anos deve procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município para regularizar a situação.
É feita uma notificação para quem precisa fazer a atualização. A informação é disponibilizada no extrato bancário ou por outros meios. Quem receber o aviso e não fizer nada, terá o pagamento bloqueado em 30 dias —o depósito continua sendo feito, mas não é possível sacá-lo. Se depois de 45 ou 90 dias, a depender do tamanho da cidade, o beneficiário não atualizar nada, o BPC será suspenso, e nenhum novo valor será depositado.