Vereadores adiam votação de emenda que muda nome da GCM em SP

Vereadores adiam votação de emenda que muda nome da GCM em SP


MARIANA ZYLBERKAN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Votação do projeto de emenda à Lei Orgânica que muda a nomenclatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo para Polícia Municipal, entre outras atribuições, prevista para esta quarta-feira (26) foi adiada por tempo indeterminado.

O adiamento ocorreu por causa da inclusão de um substitutivo que fez o projeto de lei retroceder para a etapa de análise nas comissões.

Proposta e votada em primeira instância em 2017, a emenda voltou à pauta da sessão plenária após autorização do STF (Supremo Tribunal Federal) para que guardas-civis atuem como polícia.

Com a decisão, guardas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive fazer buscas pessoais e prender em flagrante. O Ministério Público fará o controle externo das atividades.

As propostas de alteração à emenda incluem atribuir à GCM poder para abordar suspeitos em flagrante, realizar operações de bloqueio e blitz, monitorar o sistema de câmeras, aplicar medidas administrativas de trânsito, entre outras.

O substitutivo também concede aos guardas-civis o porte de armas funcional, adicional de periculosidade e insalubridade, seguro de vida pago pelo município e defesa jurídica gratuita.

Na capital paulista, a GCM já atua no policiamento ostensivo, apesar da emenda ainda não ter sido votada em definitivo. Na última segunda-feira (24), diz, foram realizadas cinco blitz para fiscalizar motociclistas e, com a ajuda de cão farejador, houve a prisão de um homem suspeito de tráfico em frente a Sala São Paulo.

brasilia 60 anos itamaraty 0420202328 2

Governo Lula diz que EUA distorcem ordens do STF e rejeita ‘tentativa de politizar decisões judiciais’

TCU arquiva processo que sugeria multa a general por retrocesso em fiscalização de armas

TCU arquiva processo que sugeria multa a general por retrocesso em fiscalização de armas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *