Tela de instalação do aplicativo Whatsapp Business

WhatsApp se consolida como canal estratégico para vendas e atendimento no Brasil

Com o avanço da mensageria de negócios no Brasil, o WhatsApp tem se firmado como um dos principais canais para empresas que buscam aumentar a conversão de vendas e oferecer atendimento mais personalizado. Utilizado por 89% dos consumidores para se comunicar com comércios e prestadores de serviço, o aplicativo está cada vez mais integrado à jornada de compra, da descoberta ao pós-venda.

(Imagem: Reprodução)

Segundo o estudo WhatsApp Consumer Behaviour, encomendado pela Meta e realizado pela Nodus, com desenvolvimento da Offerwise, 76% dos consumidores que se comunicam com empresas via WhatsApp afirmam ter descoberto essas marcas pelo Facebook ou Instagram. Essa conexão direta entre redes sociais e o app é impulsionada por formatos como o anúncio “Clique para o WhatsApp”, que permite iniciar uma conversa com a marca sem sair do ambiente digital.

Para Guilherme Horn, head de WhatsApp para mercados estratégicos, esse tipo de anúncio é uma ferramenta acessível e eficaz, especialmente para pequenos e médios empreendedores. “Em datas de alta demanda, como o Dia das Mães, é essencial que o negócio seja facilmente encontrado por novos consumidores. Muitos ainda acreditam que é preciso um grande investimento em campanhas, mas isso não corresponde à realidade”, afirma.

Ferramentas gratuitas e pagamentos integrados ampliam potencial de conversão

O WhatsApp vai além do atendimento. A pesquisa mostra que 67% dos usuários veem o atendimento personalizado como principal motivador para comprar por meio do app. No WhatsApp Business, pequenas e médias empresas contam com funcionalidades gratuitas, como mensagens automáticas, respostas rápidas e mensagens de ausência, que oferecem mais praticidade, proximidade e conveniência no relacionamento com os clientes.

Outro ponto de destaque é o uso de pagamentos pelo app. O Pix lidera entre os métodos preferidos, sendo adotado por 89% dos consumidores nas compras realizadas dentro do WhatsApp. Em 2024, a plataforma passou a oferecer soluções de pagamento também para médias e grandes empresas, incluindo a integração com cartões de crédito e débito e o uso facilitado da chave PIX no checkout.

Para empresas de todos os tamanhos, incorporar o WhatsApp como canal de vendas e relacionamento pode representar uma vantagem competitiva relevante. Com recursos que cobrem toda a jornada do consumidor, o app se consolida como uma plataforma estratégica para impulsionar conversões com mais rapidez, personalização e eficiência.

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